segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Concurso FC do B

REGULAMENTO DO CONCURSO DE ILUSTRAÇÕES

1. Âmbito do concurso
1.1 - O Concurso FC do B é aberto a todas as pessoas de nacionalidade brasileira, independente de idade ou residência.

2. Inscrições
2.1. A inscrição é GRATUITA.
2.2. Cada participante poderá concorrer com até 4 (quatro) trabalhos em cor.
2.3. Para se inscrever, o participante poderá optar por duas formas:
a) Inscrever a(s) arte(s) pelo formulário neste site.
b) Enviar a(s) arte(s) anexada(s) em e-mail para fcdob_concurso@fcdob.com.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. , acompanhado de uma ficha técnica com nome, título da arte, pseudônimo, endereço completo e e-mail do autor. A ausência da ficha técnica, irá acarretar na inscrição recusada.

3. Tema
3.1. Os artistas devem ter em mente que se espera um conjunto de elementos atraentes, que causem impacto e/ou admiração. A ilustração para ser escolhida, não necessita ser exatamente destinada ao gênero Ficção Científica. Apesar de recebermos todo tipo de ilustração, temos preferência que seja:
a) De paisagem (a orientação horizontal favorece a utilização da imagem considerando capa/lombada/contra-capa)
b) Possua elementos que façam referência ao Brasil e sua cultura, porém, nenhuma destas predileções é obrigatória ou desclassificatória.

4. Características
4.1. A arte inscrita deverá estar em 300 dpi, no formato TIF ou JPG, servindo o nome do arquivo p/ identificação. Exemplo: lua_de_sangue.tif , lua_de_sangue2.jpeg.
4.2. A arte deverá ser elaborada com precisão e clareza para efeitos de reprodução, não devendo sofrer perda quando redimensionada.
4.3. Para a confecção da ilustração, o artista fica à vontade para escolher a ferramenta (Adobe Illustrator, Macromedia Freehand, Photoshop, Corel Draw, Deneba Canvas, QuarkXpress, etc) e técnica (fotografia, pintura, desenho, CG, 2D, 3D, etc).

(Aconselhamos, a título de orientação, ver a capa da edição passada deste concurso, e outras encontradas na internet, como exemplo: Clarkesworld Magazine)

5. Critérios de Avaliação
5.1. Serão avaliados os quesitos: anatomia, luz e sombra, distribuição do desenho no espaço, composição da cor e textura, movimento e perspectiva.

6. Premiação
6.1. A ilustração vencedora fará parte da coletânea deste ano e receberá um prêmio em dinheiro (à título de cobrir os custos de arte-finalização).
6.2. O autor da obra vencedora terá direito a 5 exemplares da coletãnea, além de convite para participação do evento de lançamento.
6.3. O autor da obra vencedora terá destaque semelhante aos escritores selecionados e seu nome constará na arte finalizada, e do material de promoção e publicidade.
6.4. O resultado final será divulgado pelo site do Concurso.
6.5. Os prêmios serão entregues em data e local a serem determinados pelos organizadores.

7. Comissão Julgadora
7.1. Caberá à Comissão Organizadora escolher 1 (uma) única ilustração vencedora.

8. Disposições Finais
8.1. Não serão aceitos trabalhos de cunho pornográfico ou que de alguma forma denigrem a imagem de pessoas ou instituições, ou que sejam cópias ou plágios de obras existentes (quadrinhos, desenhos, filmes, games, etc.)
8.2. O artista vencedor cede e transfere ao Concurso FC do B, sem quaisquer ônus para este em caráter definido, plena e totalmente, todos os direitos autorais sobre a referida obra, para qualquer tipo de utilização, publicação ou reprodução na divulgação resultado.
8.3. Assim como o texto necessita de uma revisão/diagramação, a ilustração poderá necessitar de ajustes, e o autor deve estar de acordo e disposto para tal, pois é de responsabilidade do autor, fornecer a arte em condições para publicação e adequação à sua finalidade.
8.4. O valor do prêmio será estipulado pela Organização do Concurso, levando em conta os valores sugeridos pela Adegraf.
8.5. A Organização do Concurso se compromete a não divulgar ou utilizar as ilustrações não selecionadas.
8.6. Por decisão da Organização, a ilustração vencedora poderá não ser utilizada como capa do livro a ser publicado.
8.7. Estarão sujeitas à desclassificação todas as ilustrações que estiverem fora dos padrões estabelecidos neste regulamento, ou não se adequarem à finalidade.
8.8. O ato de inscrição equivale à total adesão e aprovação das regras e condições previstas no presente regulamento.
8.9. Os casos omissos ou duvidosos serão resolvidos pela Comissão Organizadora do concurso.

9. Cronograma
Inscrições: 01/12/2010 a 01/07/2011.
Avaliação: 02/07/2011 a 31/08/2011.
Divulgação: 01/09/2011 a 01/11/2011.
Início da premiação: 01/11/2011.

Observação: Os prazos poderão ser prorrogados por decisão dos organizadores.



Rio de Janeiro, Outubro de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário