TEMA: TRANSPORTE E TRÂNSITO
Acredita-se que a roda tenha surgido há mais de 6.000 anos, originada de uma pedra ou de um tronco de árvore, não se sabe ao certo. As conseqüências dessa descoberta todos nós sabemos. Hoje, mais depressa ou mais devagar, milhões de rodas, pequenas ou grandes, funcionam em todo o mundo, sem parar, transformando a vida em movimento.
É certo que no meio deste caminho, a domesticação de animais foi uma maneira inteligente utilizada por nossos antepassados para sua locomoção. Cavalos, elefantes e camelos são exemplos de animais que ainda hoje são utilizados como meio de transporte.
Mas a necessidade de deslocamento cada vez mais rápido e eficiente foi o grande motor a impulsionar o homem a criar suas maravilhosas máquinas para transpor obstáculos e distâncias. Foi assim com os grandes navios da antiguidade, os trens a vapor do século 19, a invenção do avião no início do século 20 e a conquista do espaço com inimagináveis naves espaciais. Seja pela terra, pela água, pelo ar, o homem deu passos muito além de suas próprias pernas, no melhor sentido dessa expressão.
É impossível pensar a evolução da sociedade humana sem seus diversos meios de transporte, de uma simples bicicleta à engenhosidade de um helicóptero, passando pela praticidade do elevador, os mistérios de um submarino, os riscos de uma motocicleta até o poder sedutor do carro, este último confundido em muitas situações como extensão do próprio corpo. Mas o que é solução na maior parte das vezes é também problema. Todos os países do mundo e suas grandes, médias e pequenas metrópoles enfrentam os desafios da mobilidade urbana.
O trânsito é reflexo da tamanha crise de valores que vivemos. Nossas ruas transformaram-se em palco de batalhas entre máquinas e pessoas com conseqüências graves para o próprio ser humano e o meio ambiente. O homem vale a potência de seu carro e sua habilidade ao volante. Os engarrafamentos nas grandes cidades se transformaram em absurdos que desafiam a lógica. Será a reta a menor distância entre dois pontos?
Políticas eficientes de transporte público se fazem cada vez mais necessárias para a solução deste conflito. Porém, não somente os governos têm papel a desempenhar. A indústria, a mídia e a sociedade necessitam rever conceitos. A qualidade do trânsito depende, portanto, da relação entre as pessoas e não somente de mecanismos de controle de fiscalização e legislação.
É por esta razão que o BH Humor lança “Transporte e Trânsito” como tema para sua segunda edição. Convocamos todos os cartunistas, profissionais e amadores, para uma reflexão crítica e bem humorada sobre o assunto!
Mãos à obra e pé na estrada!
REGULAMENTO
CONCURSO 0005/2010
2° BH HUMOR - SALÃO INTERNACIONAL DE HUMOR GRÁFICO DE BELO HORIZONTE EDITAL DE SELEÇÃO DE OBRAS DE HUMOR GRÁFICO SOBRE A TEMÁTICA “TRÂNSITO E TRANSPORTE”
Processo nº 01.125883.10.01
A Fundação Municipal de Cultura em parceria com a Cartuminas – Cartunistas Mineiros Associados, por intermédio do Espaço Cultural Casa do Baile, torna público para conhecimento dos interessados, que estão abertas as inscrições para o 2º BH Humor – Salão Internacional de Humor Gráfico de Belo Horizonte, conforme condições estabelecidas no presente Edital:
I - DO OBJETO
1.1 Constitui objeto do presente Edital a seleção de obras de humor gráfico, para participação no 2º BH Humor – Salão Internacional de Humor Gráfico de Belo Horizonte, cuja finalidade é promover e difundir a arte do humor gráfico, valorizar a linguagem do humor gráfico e suas funções sociais e culturais, traduzidas pela temática abordada: “Trânsito e Transporte”, por meio da realização de uma mostra e da premiação dos melhores trabalhos inscritos, contribuindo para a reflexão sobre as experiências e vivencias no espaço urbano da cidade. O 2º BH Humor será realizado nas dependências do Espaço Cultural Casa do Baile, situado Av. Otacílio Negrão de Lima, 751, Bairro São Luís - CEP 31.365-450 - Belo Horizonte/MG, no período entre 14 de setembro a 10 de novembro de 2010.
II – DAS CATEGORIAS
Os inscritos concorrerão a três categorias:
Cartum temático: “Transporte e Trânsito”, serão aceitos pela comissão organizadora apenas os cartuns que versem sobre o tema indicado.
Caricatura: Livre
Prêmio Escola: “Trânsito e Transporte”, serão aceitos pela comissão organizadora apenas os cartuns que versem sobre o tema indicado.
III – DAS INSCRIÇÕES
3.1 As inscrições são gratuitas e estarão abertas no período de 14 de setembro a 10 de novembro de 2010.
3.2 As inscrições poderão ser feitas em formulário disponibilizado no site do BH Humor (www.bhhumor.com) ou enviadas pelos Correios ou por serviços de entrega expressa, conforme detalhado no item V.
3.3 As inscrições enviadas pelos Correios ou por serviços de entrega expressa só serão consideradas válidas e aceitas se postadas até a data limite prevista no subitem 3.1 de acordo com critérios da documentação estabelecida neste edital.
3.4 Não serão aceitas inscrições feitas por fax, assim como não haverá coleta de inscrições em agências de entrega expressa ou Correios.
3.5 A homologação das inscrições será divulgada por meio de e-mail de confirmação.
3.6 A inscrição implicará aceitação deste regulamento, em todos os seus termos, bem como no acatamento do resultado final do concurso e quanto à destinação e ao uso dos desenhos.
IV – DOS PROPONENTES
4.1 As inscrições estão restritas a pessoas físicas, sem limite de idade, e abertas a artistas gráficos em geral, amadores ou profissionais, brasileiros ou estrangeiros.
4.2 Cada concorrente poderá enviar o total de 02 (dois) trabalhos inéditos por categoria.
4.3 Na categoria Prêmio Escola poderão concorrer somente estudantes do ensino fundamental matriculados em escolas situadas no estado de Minas Gerais.
4.4 O candidato, ao se inscrever, deverá preencher totalmente a ficha de inscrição, com seus dados completos e, quando for o caso, de sua escola.
4.5 É vedada a participação de membros da Comissão de Seleção e àquelas pessoas diretamente ligadas à organização do evento, seus cônjuges, companheiros, parentes em linha reta, colateral ou por afinidade até o 3º grau, agentes e servidores públicos vinculados à Fundação Municipal de Cultura (FMC).
4.6 É de responsabilidade exclusiva do inscrito a regularização de toda e qualquer questão relativa aos direitos autorais, além da observância das disposições deste Edital.
4.7 O candidato, ao se inscrever neste concurso, está ciente de que é o único responsável pela veracidade dos dados e autoria dos trabalhos apresentados, respondendo cível e criminalmente caso seja comprovado, durante ou após o concurso, a falsidade dos dados ou de autoria das obras enviadas.
V - DOS ENVELOPES - DOCUMENTAÇÃO E PROPOSTA
5.1 INSCRIÇÃO VIA SITE
a) As obras deverão ser enviadas no formato A3 (297 mm x 420 mm), horizontal ou vertical, em JPEG, com 300 DPIs de resolução, com tamanho máximo de 1,5 mb cada.
b) Os concorrentes inscritos que forem participar com 02 (duas) obras deverão enviá-las anexadas de uma única vez em cada uma das categorias a que se candidatou através da ficha de inscrição disponível no site (www.bhhumor.com) ou Anexo I.
c) A organização não se responsabiliza por inscrição não recebida por motivo de ordem técnica de computadores, congestionamento, falhas de linhas de comunicação, bem como qualquer outro fator que impossibilite o sucesso do envio via site do evento.
5.2 INSCRIÇÃO VIA CORREIO
Para efeito de inscrição, os interessados deverão encaminhar a documentação e a proposta de apresentação em envelopes fechados, contendo em sua parte externa e frontal os seguintes dizeres:
FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE CULTURA - FMC COMISSÃO DE SELEÇÃO DO 2º BH HUMOR> EDITAL DE SELEÇÃO - CONCURSO 0003/2010 Rua Sapucaí, 571 – 4º Andar - Floresta - Belo Horizonte - MG – Brasil CEP: 30.150-050
5.3 Os proponentes deverão apresentar para efeitos de inscrição os documentos abaixo discriminados, em uma via:
a) ficha de inscrição (modelo – Anexo I), original ou fotocopiada, que deverá ser devidamente preenchida e assinada, quando for o caso, apresentada em única via;
b) A obra em formato A3 (29,7 cm x 42,0 cm), horizontal ou vertical.
c) Os trabalhos deverão ser enviados, sem qualquer tipo de moldura, em embalagens apropriadas, de modo a não causar dano à obra em si. A organização do evento não se responsabiliza pelos danos causados no envio das obras.
5.4 A organização não se responsabiliza por inscrição não recebida por motivo de extravio de correspondências, greve dos Correios, bem como qualquer outro fator que impossibilite o sucesso do envio via correio.
VI - DAS ETAPAS DE SELEÇÃO
6.1 A seleção será realizada em etapa única, e consistirá da seleção das obras para a participação no 2º BH Humor, conforme item VIII – Dos Critérios para a Seleção.
VII - DA COMISSÃO DE SELEÇÃO
7.1 Para a seleção dos inscritos será designada uma Comissão de Seleção, composta por 05 (cinco) membros.
7.2 A indicação dos membros da Comissão de Seleção se fundamentará no notório saber e reconhecimento na área.
7.3 Os integrantes da Comissão de Seleção poderão ser substituídos a qualquer tempo, em caso de impossibilidade de atuação.
VIII - DOS CRITÉRIOS PARA A SELEÇÃO
8.1 A Comissão de Seleção analisará o material enviado de acordo com os seguintes critérios:
a) criatividade;
b) originalidade;
c) pertinência com a temática proposta pelo 2º BH Humor.
8.2 A Comissão selecionará entre os trabalhos recebidos um mínimo de 100 (cem) obras, para exposição que ocorrerá no Espaço Cultural Casa do Baile.
8.3 Dentre os selecionados, 09 (nove) trabalhos serão premiados, sendo 03 (três) de cada categoria.
IX - DO RESULTADO
9.1 O resultado final da seleção será publicado no Diário Oficial do Município (DOM), afixado no Espaço Cultural Casa do Baile e disponibilizado no site do BH Humor (www.bhhumor.com), e da FMC (WWW.pbh.gov.br/cultura) cabendo recurso no prazo de 05 (cinco) dias úteis a contar da publicação no DOM.
X - DA PARTICIPAÇÃO NO EVENTO
10.1 Os inscritos selecionados serão formalmente comunicados por correspondência postal registrada, e-mail ou telefone e terão o prazo de 02 (dois) dias úteis, contados do recebimento, para confirmar sua participação no 2º BH Humor.
XI – DA PREMIAÇÃO
Aos premiados serão concedidos prêmios aquisitivos conforme descrição a seguir: 11.1 Categoria Cartum
1º lugar cartum ...................................................R$ 10.000,00
2º lugar cartum ...................................................R$ 3.000,00
3º lugar cartum ...................................................R$ 1.000,00
11.2 Categoria Caricatura
1º lugar caricatura ...................................................R$ 10.000,00
2º lugar caricatura ...................................................R$ 3.000,00
3º lugar caricatura ...................................................R$ 1.000,00
11.3 Categoria Prêmio Escola
1º lugar Prêmio Escola.........................01 computador para o aluno vencedor e 01 computador para a escola em que estuda.
2º lugar Prêmio Escola.........................01 câmera fotográfica para o aluno vencedor.
3º lugar Prêmio Escola.........................01 Music Player para o aluno vencedor.
11.4 A divulgação dos vencedores será realizada no dia da abertura da exposição.
11.5 A premiação será entregue em até 90 dias após a divulgação do resultado.
11.6 Sobre os valores dos prêmios incidirão todos os impostos vigentes até a data do pagamento.
11.7 Para recebimento dos prêmios cada vencedor deverá apresentar a documentação abaixo discriminada no prazo de até 20 dias após a publicação do resultado:
a) Cópia da carteira de identidade e da inscrição no CPF, se brasileiro;
b) Cópia do passaporte, se estrangeiro.
11.8 Os vencedores firmarão com a FMC contrato de cessão de direitos autorais patrimoniais, autorizando a utilização das imagens, sons e textos produzidos, apresentados e coletados ao longo de todo o desenvolvimento do evento, em caráter irrevogável e irretratável, por tempo indeterminado, em todo o território nacional e fora dele.
XII – DA DESTINAÇÃO E DO USO DOS TRABALHOS
12.1 As obras vencedoras passarão a pertencer à Fundação Municipal de Cultura, que exercerá o direito de propriedade para utilização total ou parcial conforme o seu interesse, no âmbito do BH Humor o que não acarretará, em nenhuma hipótese, indenização de qualquer natureza aos autores.
12.2 As obras de que trata o item 8.2 serão expostas no Espaço Cultural Casa do Baile e, a critério da, divulgadas no site www.bhhumor.com e no site da Prefeitura de Belo Horizonte, bem como publicadas em revistas, jornais, folders, panfletos e toda e qualquer publicação impressa ou eletrônica que se fizer necessária, no âmbito do BH Humor.
12.3 Não serão de responsabilidade da organização os danos que vierem a ser causados por terceiros, quando da exposição ao público ou pela deterioração decorrente do manuseio da obra durante o evento.
12.4 As despesas decorrentes do presente Edital correrão por conta da seguinte dotação orçamentária Programática: 0207.002.13.392.154.2.371, Objeto de Gasto: 3.3.90.31, Item: 01 Aplicação/Fontes: 03.00.
XIII - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
15.1 Quaisquer esclarecimentos aos interessados e orientação técnica para o preenchimento da Ficha de Inscrição serão prestados pela Cartuminas – Cartunistas Mineiros Associados de terça-feira a sexta-feira, das 08 às 17 horas, pelo telefone +55 31 3222-0113 begin_of_the_skype_highlighting +55 31 3222-0113 end_of_the_skype_highlighting ou pelo email contato@bhhumor.com.br (Cartuminas).
15.2 A destinação das obras e materiais inscritas no BH Humor será definida pela FMC e Catuminas.
15.3 Os casos omissos relativos ao presente Edital serão resolvidos pela Comissão de Seleção juntamente com a FMC e a Cartuminas.
15.6 O ato de inscrição implica a aceitação de todas as condições estipuladas no presente Edital.
Nenhum comentário:
Postar um comentário