IV SALÃO DINO DE
HUMOR – 2011
REGULAMENTO E FICHA DE INSCRIÇÃO
Prefeitura
Municipal de Santos
Secretaria de Cultura
Secretaria de Cultura
Programa de
Apoio Cultural - 2011
1. APRESENTAÇÃO
O Salão
DINO de Humor do Litoral Paulista é uma iniciativa conjunta dos ilustradores
Osvaldo DaCosta e Alexandre Barbosa junto com a designer Márcia Okida, aberta a todos os
caricaturistas, cartunistas, desenhistas e artistas gráficos do País, com o
objetivo de divulgar a o humor gráfico e a obra de artistas gráficos do País e
região. Artistas internacionais também podem participar, mas estarão fora da
premiação, fazendo parte de uma mostra específica.
2. CATEGORIAS
Cartum: piada gráfica com tema universal e
atemporal.
Charge: representação gráfica crítica e bem
humorada de um fato político e/ou social da atualidade.
Caricatura: representação gráfica com distorções
anatômicas bem-humoradas de personalidades conhecidas.
Tiras e
Hq: humor
gráfico em seqüência curta de quadrinhos semelhantes às publicadas em jornais.
Categoria
Estudantil – “Humor Prata da casa”: somente para alunos da UNISANTA
que podem inscrever trabalhos dentro da cada categoria acima citada.
Trabalhos
Internacionais – não concorrem a premiação, é apenas uma mostra
dos melhores trabalhos internacionais inscritos e selecionados pela curadoria.
3. ESPECIFICAÇÕES DOS
TRABALHOS
Os trabalhos
devem atender as seguintes exigências técnicas:
• Formato e tamanho: A4 (210mm x 297mm), na horizontal ou
vertical; resolução: 300dpi; imagem tipo JPG,
com qualidade média 7; preto e branco ou colorido.
• Apenas uma imagem deve ser enviada em cada e-mail e não deve
exceder 3 Mb.
• Máximo de dois trabalhos
por autor - podem ser 2 (dois) na mesma categoria ou em categorias
diferentes.
•
Junto com cada trabalho, o participante deve enviar a ficha de inscrição
preenchida e um currículo breve.
• Os trabalhos devem ser
enviados, junto com as informações acima, exclusivamente para: salaodinodehumor@uol.com.br
4. ESCOLHA, PREMIAÇÃO E
JULGAMENTO
No IV Salão DINO de Humor
do Litoral Paulista, a organização se reserva ao direito de limitar a
exposição a um total geral de 60 trabalhos. Serão 10 de cada categoria, para a
exposição final.
Todos os trabalhos selecionados também estarão expostos na página
da mostra - http://cursos.unisanta.br/producaomultimidia/dino - e na página da rede social do evento Facebook: http://www.facebook.com/pages/Sal%C3%A3o-Dino-de-Humor-do-Litoral-Paulista/274237895921638. A seleção será
feita por um júri composto por artistas e professores, que irão escolher as obras
que farão parte da mostra e as três melhores de cada categoria. Este júri também escolherá os 3 melhores
trabalhos apresentados em todo o salão e que receberão prêmios em dinheiro
sendo:
VENCEDORES DO GRANDE PRÊMIO DINO DE HUMOR 2011 – concorrem todos os trabalhos juntos independente de categoria.
1º lugar: R$ 1.000,00 + troféu e certificado de premiação
2º lugar: R$ 500,00 + troféu e certificado de premiação
3º lugar: R$ 300,00 + troféu e certificado de premiação
VENCEDORES EM
1º LUGAR DE CADA CATEGORIA: R$ 300,00 +
certificado de premiação
MELHOR
TRABALHO NO VOTO POPULAR: durante a mostra, os
visitantes votam e escolhem o melhor trabalho na categoria Voto Popular que receberá um certificado de premiação. A votação na
categoria de Júri Popular ficará aberta durante todo o período da exposição
(data ainda a ser fechada). Os 2º e 3º lugares no voto popular também recebem
certificado de premiação. O Voto Popular
também acontecerá na nossa página do Facebook e o trabalho mais votado será
divulgado como vencedor popular da rede social e receberá um certificado
respectivo.
Os trabalhos selecionados como 2º e 3º lugares de cada categoria, receberão certificados de premiação.
Todos os trabalhos selecionados receberão
certificados de participação que serão enviados digitalmente para seus endereços
eletrônicos.
Dentro da Categoria
Estudantil – “Humor Prata da Casa”, o mesmo júri escolhe os três melhores
trabalhos de alunos da UNISANTA, que receberão, além do certificado de
participação e premiação, descontos em uma mensalidade, sendo 1º lugar: 50% • 2º lugar: 40% • 3º lugar: 30%
Todos os participantes serão comunicados por e-mail que os
respectivos trabalhos foram selecionados. Os prêmios em dinheiro de cada
categoria, assim como os certificados de premiação, citados acima serão
entregues na abertura do Salão durante o bate-papo com nosso convidado de 2011
(data que ainda será fechada)
Os 3 trabalhos mais votados
pelo júri popular da mostra serão divulgados no encerramento do Salão.
Todos os trabalhos selecionados farão parte do nosso catálogo impresso
do IV Salão Dino de Humor, que será editado pela primeira vez para esta mostra
de 2011.
Logo após a inscrição feita, cada artista fará parte do nosso
mailing e será avisado das datas finais de exposição e bate-papo com convidado.
5. OBSERVAÇÕES FINAIS
• Cada autor é responsável por sua própria criação. Logo, os
direitos autorais sobre eventuais textos e imagens pertencem aos respectivos
autores.
• A mostra não se responsabiliza por eventuais e-mails não
recebidos, ou trabalhos enviados fora das especificações mencionadas neste
regulamento.
• Assim que o trabalho é recebido um e-mail da organização de
confirmação de recebimento e inscrição é enviado em até 2 dias. Caso o artista
não receba essa confirmação entre em contato novamente.
• Os organizadores têm o direito de expor os trabalhos em
exibições, além de publicar no catálogo, ou em qualquer material impresso ou
virtual relacionado à mostra.
• Nenhum trabalho será devolvido. Ao submeter suas obras, os
autores concordam em ceder o material ao acervo da Mostra de Humor Gráfico
Costa Atlântica.
• A participação no evento implica a aceitação de todas as regras
mencionadas acima.
6. DATAS E PRAZOS
Prazo final de inscrições: 30 de novembro de 2011
Divulgação dos selecionados: 20 de dezembro pelo site
Palestra de abertura com convidado da Mostra DINO de 2011: janeiro
de 2012 – data e local ainda a serem confirmados.
Abertura da exposição: janeiro 2012 – data e local ainda a serem
confirmados.
Divulgação dos premiados: no dia da palestra de abertura
Oficinas e itinerâncias: fevereiro de 2012
Os trabalhos devem ser enviados exclusivamente para: salaodinodehumor@uol.com.br
Site do evento: http://cursos.unisanta.br/producaomultimidia/dino
Página do Facebook: http://www.facebook.com/pages/Sal%C3%A3o-Dino-de-Humor-do-Litoral-Paulista/274237895921638
Twitter do Salão: http://twitter.com/salaoDINOhumor
FICHA DE INSCRIÇÃO
Nome:
Nome artístico:
Data de nasc.:
Sexo:
RG:
Endereço:
CEP:
Cidade:
País:
Telefone(s):
E-mail:
Nome(s) do(s) trabalho(s):
Indique o nome da
categoria:
Charge - Cartum –
Caricatura - Tira (HQ) - Prata da Casa (exclusivo a alunos da UNISANTA)
Bom dia, parabéns pela inicitiva!
ResponderExcluirIncentivar a arte e os artistas num país como o nosso, onde a cultura e os valores parecem cada vez mais invertidos e diluídos é uma atitude
que dever ser aplaudida e multiplicada.
grande abraço
Marcio Lobo