segunda-feira, 12 de setembro de 2011

IV SALÃO DINO DE HUMOR – 2011










IV  SALÃO DINO DE HUMOR – 2011
REGULAMENTO E FICHA DE INSCRIÇÃO 












Prefeitura Municipal de Santos
Secretaria de Cultura
Programa de Apoio Cultural - 2011




1. APRESENTAÇÃO
O Salão DINO de Humor do Litoral Paulista é uma iniciativa conjunta dos ilustradores Osvaldo DaCosta e Alexandre Barbosa junto com a designer Márcia Okida, aberta a todos os caricaturistas, cartunistas, desenhistas e artistas gráficos do País, com o objetivo de divulgar a o humor gráfico e a obra de artistas gráficos do País e região. Artistas internacionais também podem participar, mas estarão fora da premiação, fazendo parte de uma mostra específica.  


2. CATEGORIAS

Cartum: piada gráfica com tema universal e atemporal.
Charge: representação gráfica crítica e bem humorada de um fato político e/ou social da atualidade.
Caricatura: representação gráfica com distorções anatômicas bem-humoradas de personalidades conhecidas.
Tiras e Hq: humor gráfico em seqüência curta de quadrinhos semelhantes às publicadas em jornais.
Categoria Estudantil – “Humor Prata da casa”: somente para alunos da UNISANTA que podem inscrever trabalhos dentro da cada categoria acima citada.
Trabalhos Internacionais – não concorrem a premiação, é apenas uma mostra dos melhores trabalhos internacionais inscritos e selecionados pela curadoria.
3. ESPECIFICAÇÕES DOS TRABALHOS

Os trabalhos devem atender as seguintes exigências técnicas:
• Formato e tamanho: A4 (210mm x 297mm), na horizontal ou vertical; resolução: 300dpi; imagem tipo JPG, com qualidade média 7; preto e branco ou colorido.
• Apenas uma imagem deve ser enviada em cada e-mail e não deve exceder 3 Mb.
Máximo de dois trabalhos por autor - podem ser 2 (dois) na mesma categoria ou em categorias diferentes.
• Junto com cada trabalho, o participante deve enviar a ficha de inscrição preenchida e um currículo breve.
• Os trabalhos devem ser enviados, junto com as informações acima, exclusivamente para:  salaodinodehumor@uol.com.br



4. ESCOLHA, PREMIAÇÃO E JULGAMENTO

No IV Salão DINO de Humor do Litoral Paulista, a organização se reserva ao direito de limitar a exposição a um total geral de 60 trabalhos. Serão 10 de cada categoria, para a exposição final.
Todos os trabalhos selecionados também estarão expostos na página da mostra - http://cursos.unisanta.br/producaomultimidia/dino - e na página da rede social do evento Facebook: http://www.facebook.com/pages/Sal%C3%A3o-Dino-de-Humor-do-Litoral-Paulista/274237895921638. A seleção será feita por um júri composto por artistas e professores, que irão escolher as obras que farão parte da mostra e as três melhores de cada categoria. Este júri também escolherá os 3 melhores trabalhos apresentados em todo o salão e que receberão prêmios em dinheiro sendo:

VENCEDORES DO GRANDE PRÊMIO DINO DE HUMOR 2011 – concorrem todos os trabalhos juntos independente de categoria.
1º lugar: R$ 1.000,00 + troféu e certificado de premiação
2º lugar: R$ 500,00 + troféu e certificado de premiação
3º lugar: R$ 300,00 + troféu e certificado de premiação

VENCEDORES EM 1º LUGAR DE CADA CATEGORIA: R$ 300,00 + certificado de premiação

MELHOR TRABALHO NO VOTO POPULAR: durante a mostra, os visitantes votam e escolhem o melhor trabalho na categoria Voto Popular que receberá um certificado de premiação. A votação na categoria de Júri Popular ficará aberta durante todo o período da exposição (data ainda a ser fechada). Os 2º e 3º lugares no voto popular também recebem certificado de premiação. O Voto Popular também acontecerá na nossa página do Facebook e o trabalho mais votado será divulgado como vencedor popular da rede social e receberá um certificado respectivo.
Os trabalhos selecionados como 2º e 3º lugares de cada categoria, receberão certificados de premiação.
 Todos os trabalhos selecionados receberão certificados de participação que serão enviados digitalmente para seus endereços eletrônicos.
Dentro da Categoria Estudantil – “Humor Prata da Casa”, o mesmo júri escolhe os três melhores trabalhos de alunos da UNISANTA, que receberão, além do certificado de participação e premiação, descontos em uma mensalidade, sendo 1º lugar: 50% •  2º lugar: 40% •  3º lugar: 30%
Todos os participantes serão comunicados por e-mail que os respectivos trabalhos foram selecionados. Os prêmios em dinheiro de cada categoria, assim como os certificados de premiação, citados acima serão entregues na abertura do Salão durante o bate-papo com nosso convidado de 2011 (data que ainda será fechada)
Os 3 trabalhos mais votados pelo júri popular da mostra serão divulgados no encerramento do Salão.
Todos os trabalhos selecionados farão parte do nosso catálogo impresso do IV Salão Dino de Humor, que será editado pela primeira vez para esta mostra de 2011.
Logo após a inscrição feita, cada artista fará parte do nosso mailing e será avisado das datas finais de exposição e bate-papo com convidado.


5. OBSERVAÇÕES FINAIS

• Cada autor é responsável por sua própria criação. Logo, os direitos autorais sobre eventuais textos e imagens pertencem aos respectivos autores.
• A mostra não se responsabiliza por eventuais e-mails não recebidos, ou trabalhos enviados fora das especificações mencionadas neste regulamento.
• Assim que o trabalho é recebido um e-mail da organização de confirmação de recebimento e inscrição é enviado em até 2 dias. Caso o artista não receba essa confirmação entre em contato novamente.
• Os organizadores têm o direito de expor os trabalhos em exibições, além de publicar no catálogo, ou em qualquer material impresso ou virtual relacionado à mostra.
• Nenhum trabalho será devolvido. Ao submeter suas obras, os autores concordam em ceder o material ao acervo da Mostra de Humor Gráfico Costa Atlântica.
• A participação no evento implica a aceitação de todas as regras mencionadas acima.

6. DATAS E PRAZOS

Prazo final de inscrições: 30 de novembro de 2011
Divulgação dos selecionados: 20 de dezembro pelo site
Palestra de abertura com convidado da Mostra DINO de 2011: janeiro de 2012 – data e local ainda a serem confirmados.
Abertura da exposição: janeiro 2012 – data e local ainda a serem confirmados.
Divulgação dos premiados: no dia da palestra de abertura
Oficinas e itinerâncias: fevereiro de 2012
Os trabalhos devem ser enviados exclusivamente para:  salaodinodehumor@uol.com.br

FICHA DE INSCRIÇÃO


Nome:
Nome artístico:
Data de nasc.:
Sexo:
RG:
Endereço:
CEP:

Cidade:

País:

Telefone(s):
E-mail:

Nome(s) do(s) trabalho(s):

Indique o nome da categoria:
Charge - Cartum – Caricatura - Tira (HQ) - Prata da Casa (exclusivo a alunos da UNISANTA)


Um comentário:

  1. Bom dia, parabéns pela inicitiva!
    Incentivar a arte e os artistas num país como o nosso, onde a cultura e os valores parecem cada vez mais invertidos e diluídos é uma atitude
    que dever ser aplaudida e multiplicada.

    grande abraço

    Marcio Lobo

    ResponderExcluir