segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

concurso de cartazes

Prazo Final: 7 de maio de 2010

Certame 2010: “SOMOS LATINOS”

O Encontro Latino-Americano de Design convoca estudantes, professores e profissionais para participarem da quarta edição do concurso de cartazes, nessa ocasião intitulado “Somos latinos”.

O certame, que será acompanhado por uma exposição e a publicação de um livro, espera reunir e difundir os melhores cartazes do design latino-americano atual.

DADOS BÁSICOS DO CONCURSO

Participam: Estudantes e profissionais do design
Técnica: Livre
Tema: Esperamos que os autores reflitam uma busca expressiva e experimental sobre a identidade e o futuro dos latino-americanos e das culturas dinâmicas de nossa região.
Formato do cartaz: 29.7 cm. x 42 cm. (A3) vertical
Formato digital: jpg [RGB]
Resolução: 150 dpi
Peso máximo: 5 megas
Cadastro: Online e gratuito (através do site)
Data limite de participação: sexta-feira 7 de maio de 2010
E-Mail: concurso.afiches@gmail.com
Prêmios: U$S 2000.

Bases y condições

Valorar o olhar do coletivo de designers latino-americanos estampado em cartazes é o objetivo desse concurso impulsionado pelo Foro de Escolas de Design, que reúne mais de 300 representantes acadêmicos de instituições educativas do design da América Latina, da Espanha e de Portugal.

O tratamento da imagem, os recursos utilizados, o estilo pessoal e a busca experimental s ão aspectos valorizados na competição.

O objetivo é que os autores reflitam uma busca expressiva e experimental sobre a identidade e o futuro dos latino-americanos e das culturas dinâmicas de nossa região.
Participantes

Podem participar profissionais e estudantes, de modo individual ou em grupo, sem limitações nem exclusões. O certame contempla duas categorias: profissionais e estudantes.

A participação é livre e gratuita. Os designs apresentados não poderão ter sido comercializados antes do Concurso nem pelo participante nem por terceiras pessoas.

Se se tratar de uma equipe de trabalho constituída por duas ou mais pessoas, através do formulário de inscrição deverá ser designado um representante, integrante da equipe, para todos os fins operacionais e legais do Concurso. O/os titular/es do design apresentado deverão ser seus autores, garantindo por escrito essa condição, sendo os únicos responsáveis perante as gestões correspondentes.

FORMATO DOS CARTAZES

Os arquivos são subidos unicamente em formato digital com as seguintes características:

Tamanho: 29.7 cm x 42 cm (A3 – vertical)
Formato: jpg
Modo de Cor: RGB
Resolução: 150 dpi
Peso máximo: 5 megas

Os trabalhos que não forem enviados sob as condições antes referidas, não serão considerados pelo júri.

Informamos que alguns dos trabalhos recebidos podem ser utilizados, ainda com anterioridade à decisão do júri, aos fins de difundir o Encontro Latino-americano de Design, através de suas publicações e do site. Nesse caso, poderão ser acrescentadas aos designs as legendas que se considerarem necessárias.

CADASTRO

Para se inscrever no concurso é preciso se registrar por única vez através da ficha on-line correspondente às categorias profissional ou estudante.

Uma vez registrado o autor responsável, poderá carregar o arquivo do cartaz no momento que quiser (até sexta-feira 28 de maio de 2010 – 11 PM hora de Buenos Aires, Argentina), acessando através do login localizado na home do site do Encontro.

Pode ser subida a quantidade de trabalhos que o autor desejar. Após o envio dos arquivos do cartaz deverão ser carregados todos os dados necessários para a inscrição de seus co-autores (se se tratar de um trabalho de co-autoria).

Com esse mesmo cadastro como autor poderá participar também de outros certames do Encontro Latino-americano de Design.

O processo de inscrição está composto de duas fases:
1 2
Registro como usuário
do autor responsável
A_Preencher os dados do cartaz
B_Subir o arquivo do cartaz
C_Carregar os dados dos co-autores (se houver)
Data limite: Os trabalhos serão recebidos até sexta-feira 7 de maio de 2010

O autor do trabalho não estará inscrito no concurso até o envio do arquivo do cartaz.

A inscrição ao Concurso implica também a inscrição automática ao Encontro Latino-americano de Design.

Não é condição para participar do certame assistir ao Encontro. A participação no Encontro e no Concurso são duas coisas independentes, ambas gratuitas e de livre inscrição.

FASES DO CERTAME

1. Exibição dos trabalhos pré-selecionados, prêmios e menções
Dos trabalhos recepcionados, o Comitê organizador realizará uma pré-seleção para organizar a exibição gráfica e/ou digital que ficará exposta durante o desenvolvimento do V Encontro Latino-americano de Design (27 a 30 de julho de 2010), que terá lugar em Palermo, Buenos Aires, Argentina.
O Júri, presidido por Felipe Taborda –integrante do Comitê de Honra do Encontro Latino-americano de Design- e integrado por todos os representantes (que se encontrarem presentes em ocasião do Encontro) das instituições participantes do Foro de Escolas de Design, deliberará sobre os prêmios e menções, salientando critérios como a conjunção estética, comunicacional e cultural das peças apresentadas.
A UP e o Banco Santander Río entregarão U$S 2000 ao melhor cartaz. O prêmio poderá ser entregue apenas a um cartaz ou dividido entre mais de um.
O público do Encontro, atuando como júri, entregará os “Prêmios do Público”.
2. Mostra itinerante
Todos os trabalhos premiados e mencionados nas categorias acima enumeradas serão parte de uma mostra itinerante que será oferecida a todas as instituições integrantes do Foro, para que seja organizada e exibida nos seus países e escolas respectivas.
Ver mostra itinerante 2007

3. Livro-publicação dos trabalhos selecionados
A organização do Encontro seleciona os cartazes que serão parte da publicação. Os autores dos cartazes que participem do livro poderão retirar um exemplar gratuito nos escritórios do Encontro Latino-americano de Design.

Ver Livro "Diseño Latinoamericano. Afiches 2007" (Design Latino-americano. Cartazes 2007)
Ver Livro "Diseño Latinoamericano. Afiches 2008"(Design Latino-americano. Cartazes 2008)
ANUNCIO DOS GANHADORES

Acontecerá na sexta-feira 30 de julho de 2010, no ato de encerramento do V Encontro Latino-americano de Design. A lista de selecionados e ganhadores será publicada através do site do Encontro a partir de segunda-feira 9 de agosto de 2010.

IMPORTANTE

Os participantes cedem seus direitos de exibição, difusão e publicação ao Foro de Escolas de Design e à Faculdade de Design e Comunicação da Universidade de Palermo, que poderão utilizá-los sem fins de lucro, como considerarem conveniente.

Participar do certame supõe que o participante tem conhecimento e aceita as bases e condições. A Faculdade de Design e Comunicação da Universidade de Palermo reserva-se o direito de decidir sobre qualquer interpretação, situação ou circunstância não estipulada ou não prevista na presente convocação.

A Faculdade de Design e Comunicação, como organizadora do quarto Encontro Latino-americano de Design, será a responsável da pré-seleção para a mostra que será realizada durante o Encontro e da curadoria da mostra itinerante e da publicação do livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário